Alameda Glete, 766/778 - São Paulo-SP 11 3331-7866

Procedimentos e Cuidados na Montagem e Instalação na Refrigeração e Ar Condicionado 2

Gostou? compartilhe!

Procedimentos e Cuidados na Montagem e Instalação na Refrigeração e Ar Condicionado 2

Para um bom trabalho em campo é fundamental o selecionamento correto dos equipamentos e componentes auxiliares para uma instalação de refrigeração, porém para chegarmos ao sucesso com a instalação é necessário que o projeto da instalação seja bem elaborado e bem executado.

Portanto é de fundamental importância que procedimentos corretos sejam seguidos e que cuidados na montagem e instalação sejam tomados.

O técnico de refrigeração e/ou engenheiro responsável pela montagem einstalação dos equipamentos devem se preocupar inicialmente quanto ao melhor posicionamento dos mesmos e principalmente qual será o traçado das tubulações de interligação dos vários componentes do circuito.

Sempre que possível as tubulações não deverão ser longas e/ou com grandes dimensões e principalmente com o menor número de curvas possíveis (para evitar perdas de carga nas tubulações) e evidentemente com os diâmetros decada trecho obedecendo o cálculo ou selecionamento adequado para a capacidade frigorífica do equipamento bem como o fluido refrigerante utilizado e ainda as condições de temperatura de operação desejadas para a instalação.

Lembrando que a utilização de tubulações com diâmetros menores do que o adequado vão causar maiores perdas de pressão na mesma e no caso de linhas de sucção isto influenciará no rendimento da capacidade frigorífica do compressor.

No caso de utilização de tubulações com diâmetros maiores que o adequado poderão causar baixa velocidade do fluido refrigerante mais óleo lubrificante,principalmente na linha de sucção, dificultando ou impedindo parcialmente o arraste do óleo lubrificante de volta para o carter do compressor o que ao longo dotempo de funcionamento do equipamento poderá causar falta de óleo no carter do compressor podendo até causar o travamento do mesmo por falta de lubrificação adequada.



Gostou? compartilhe!